O Memorial

Sobre o Memorial da América Latina

Inaugurado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina é uma Fundação de direito público, sem fins lucrativos, com o objetivo principal de difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber, buscando o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.

Projetado e implantado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial está instalado próximo do Centro de São Paulo, no bairro da Barra Funda. O projeto cultural foi idealizado pelo antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que propôs um papel importante: desenvolver no Brasil a consciência da integração e aprofundar a convivência e a amizade dos povos da América Latina.

Site do Memorial da América Latina: http://memorial.org.br

História

Sobre José Alberto Lovetro (JAL)

Jornalista e cartunista, é o atual presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.

Iniciou sua carreira na Folha de São Paulo em 1973, trabalhando depois para os principais veículos de comunicação do país como o jornal O Estado de São Paulo, TV Cultura, TV Tupi, The Brazilians (EUA), Pasquim, Revista Sem Fronteiras (Holanda/Bélgica), DCI, TV Bandeirantes, TV Gazeta(SP), TV Manchete, Revista Semanário, Rádio Tupi, TV SENAC/SESC entre outros.

Organizou mais de 150 exposições e salões de humor além de ser premiado pelo Jornal Asahi Shimbun (Japão) como cartunista e ter recebido o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos por sua atuação na Campanha Diretas Já em 1984.

É criador junto com Gualberto Costa do Troféu HQMIX, o Oscar dos quadrinhos que está em sua 28º edição.

Site oficial do Troféu HQMIX: http://hqmix.com.br

Sobre João Gualberto Costa

Arquiteto e diretor de arte é o atual presidente do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil. Trabalhou como editor e diretor de arte em diversas editoras como PRESS, EBAL, Meribérica (Portugal) e Revista Bundas (Ziraldo) entre outras.

Juntamente com o cartunista JAL escreveu o livro "História do Futebol através dos Cartuns" e "A história da seleção brasileira através das charges".

Foi pioneiro nos Salões de humor ao organizar o segundo Salão Mackenzie de Humor em 1978. Organizou diversas exposições e criou o Troféu HQMIX com o JAL.

Editor de diversas revistas, lançou vários desenhistas que hoje são nomes importantes da área. Foi um dos produtores de documentários de humor gráfico sobre o Pasquim e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba pela TV SENAC/SESC e TV Cultura.

Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil: http://hqmix.com.br/imag