O cartunista Paulo Cavalcante, do Rio de Janeiro, foi o vencedor do prêmio de R$ 12 mil com uma caricatura de Vinicius de Moraes.
O processo de votação foi realizado entre os cartunistas finalistas do salão, o que é inédito entre os salões de humor pelo mundo.
O 1º Salão Latino-americano de Humor reuniu trabalhos de 150 desenhistas do humor gráfico sobre o tema Sons da América Latina.
Ilustrador e caricaturista com mais de 30 anos de trabalho na imprensa. Carioca, estreou sua carreira no Pasquim, em 1984, e publicou no jornal O Estado de São Paulo e nas revistas Mad, Gráfica, Ciência Hoje, Vizoo, Poetry Salzburg (Áustria), entre outras.
Teve diversos trabalhos premiados e expostos no Brasil e no exterior. Desde 1993 trabalha na Editoria de Arte do O Globo, ilustrando com regularidade as páginas de Opinião, Segundo Caderno e Prosa, as colunas de Fernando Henrique Cardoso e Lauro Jardim, entre outras artes para especiais do jornal impresso e da web.
O júri foi composto por Ana Von Rebeur, Arturo Kemchs (cartunista e presidente da União Latino-Americana de Humor Gráfico - México), Sonia Bibe Luyten (jornalista, escritora e estudiosa da área), Luís Avelima (poeta, jornalista, historiador e diretor de atividades culturais do Memorial da América Latina), Gualberto Costa (presidente do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil) e José Alberto Lovetro (presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil).
Veja a lista com os 150 trabalhos selecionados aqui.